NOTE DE REPÚDIO

A ABRATES (Associação Brasileira de Tradutores e Intérpretes) vem a público se manifestar sobre o ocorrido no show do cantor Gusttavo Lima no dia 15 de julho, em Teresina (PI). Repudiamos a atitude da produção do cantor, que proibiu a participação de intérpretes de subirem ao palco do show para realizarem seu trabalho.

O show do Gusttavo Lima não foi o único da noite, mas foi o único em que os intérpretes foram proibidos de trabalhar. Com isso, várias pessoas da comunidade surda que estavam no local não puderam aproveitar o show, contrariando a Lei nº 5920, de 29 de maio de 2023, que determina a obrigatoriedade de inclusão de intérprete de Libras em eventos públicos realizados no município de Teresina.

Os intérpretes denunciaram a proibição nas redes sociais, e a denúncia foi encaminhada pelo Conade-TE (Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência) ao Ministério Público.

Esperamos que o caso seja apurado e a justiça seja cumprida.

O link para a matéria de jornal sobre o ocorrido é: https://g1.globo.com/pi/piaui/noticia/2023/07/20/mp-abre-procedimento-para-investigar-ausencia-de-interprete-de-libras-em-show-de-gusttavo-lima-em-teresina.ghtml


Diretoria da ABRATES – 24 de julho de 2023
2022-2024

Curso de LIbras completo
Rolar para cima