Abrates no congresso da Bliss

Abrates no congresso da Bliss: conheça a história e a polêmica

Bruno Murtinho - ABRATES

Há alguns meses, Bruno Murtinho, o presidente da Abrates, Associação Brasileira de Tradutores e Intérpretes, foi convidado para falar sobre o papel das associações de tradutores hoje e no futuro, no 2º Congresso da Bliss, a Associação Brasileira de Empresas de tradução, realizado de 20 e 24 de junho, no Rio de Janeiro – RJ.

Pouco antes do início do congresso, no entanto, a diretoria da Abrates soube, pelas redes sociais, que o congresso seria interpretado por Inteligência Artificial e não por intérpretes profissionais. A Abrates procurou a Bliss para conversar sobre esse contrassenso e sugeriu que pelo menos o painel das associações tivesse interpretação humana para mostrar a diferença de qualidade entre os dois tipos de interpretação.

Inicialmente a Bliss concordou, mas depois disse que isso não seria possível, pois haveria conflitos com um dos patrocinadores do evento, responsável pelo sistema de interpretação por Inteligência Artificial.

Diante disso, nós, da Abrates, informamos que não participaríamos do painel e nos manifestamos publicamente contra o uso de IA no evento, assim como fizeram o Sintra e a Apic.

Algum tempo depois, recebemos a notícia de que a Bliss desistiu de usar a interpretação por IA e que também reiterou o convite para que a Abrates reconsiderasse sua posição e participasse do painel. 

Após uma série de ponderações, decidimos que participaríamos da mesa, pois, como associação, estamos sempre abertos ao diálogo e dispostos a debater os interesses da nossa categoria, com o comprometimento de agir com mais firmeza sempre que acharmos que os nossos princípios estejam sendo violados. Também exigimos que outras entidades representativas fossem convidadas para participar e que o vídeo do painel fosse disponibilizado publicamente.

A Abrates reitera sua posição sobre a importância de participar ativamente das discussões sobre a Inteligência Artificial no ambiente tradutório. Por isso, recentemente, decidimos criar uma divisão de Tecnologia em Tradução, que terá sua primeira reunião em julho, assim como a nova divisão de interpretação. Em breve teremos novidades.

Por fim, gostaríamos de agradecer por todas as inúmeras mensagens de apoio que recebemos ao tomarmos essa posição, sinal de que estamos no caminho certo.

Assim que a gravação da mesa redonda for disponibilizado, enviaremos o link aos nossos associados para que possam assisti-la na íntegra.

Até breve!

— Diretoria Abrates
https://abrates.com.br/ 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima