O Alfabeto manual de Charles de L’Épée – um dos primeiros educadores de Surdos no mundo

Charles de L’Épée foi um educador francês que desenvolveu um sistema de escrita manual para palavras francesas, utilizando os dedos para representar letras. Ele também criou um sistema de sinais simples para expressar conceitos mais complexos. L’Épée desenvolveu seu sistema a partir dos sinais utilizados pelos cegos para comunicação. Observando que os cegos utilizavam sinais manuais para “escrever” palavras, ele aplicou essa ideia para os surdos, criando um modelo para muitos outros sistemas de escrita manual utilizados pelos surdos.

O Instituto Nacional de Crianças Surdas de Paris é a principal fonte de informações sobre Charles de L’Épée e sua escola.

Fundada em 1771, esta é a primeira escola pública gratuita para surdos, onde L’Épée criou o sistema de escrita manual utilizado até hoje na escola e desenvolveu um sistema de sinais para expressar conceitos complexos, como ideias, sentimentos e relações.

Outros nomes importantes na história da escrita manual para surdos incluem William Stokoe, um educador americano que trabalhou com surdos na década de 1950 e desenvolveu um sistema de sinais chamado Língua de Sinais Americana (ASL) para expressar conceitos complexos. Laurent Clerc é outro nome importante, que trabalhou com o abade* de L’Épée em Paris e trouxe o sistema de L’Épée para os Estados Unidos. Ele ajudou a criar a primeira escola pública para surdos nos Estados Unidos, a American School for the Deaf, em 1817.

Curso de LIbras completo
Rolar para cima